terça-feira, 19 de maio de 2009

Fusão cria 3ª maior exportadora do país

Depois de muitas rodadas de negociação, a Sadia e a Perdigão acertaram na noite de segunda-feira (18) a fusão das duas companhias, que criará a terceira maior exportadora brasileira, atrás apenas da Petrobras e da Vale. Às 10h30 desta terça-feira (19), as diretorias das duas empresas farão o anuncio oficial do negócio que deve dar 68% da nova empresa para os acionistas da Perdigão.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo a fusão foi assinada por presidentes-executivos e representantes dos acionistas das empresas, enquanto o ex-ministro do Desenvolvimento Luiz Fernando Furlan e Nildemar Secches, presidentes dos conselhos de Sadia e Perdigão, jantavam em um restaurante de São Paulo. A nova empresa, que provavelmente levará o nome de Brasil Foods, terá faturamente anual líquido na casa dos R$ 22 bilhões e 119 mil funcionários, espalhados por 52 fábricas, incluindo cinco no exterior: Argentina, Holanda, Reino Unido, Romênia e Rússia.

Além de ser a terceira maior exportadora do país, a Brasil Foods será a maior produtora e exportadora mundial de carnes processadas e a segunda maior indústria alimentícia do Brasil, atrás da JBS Friboi. O valor de mercado da companhai é estimado em R$ 8,5 bilhões. Ainda nesta terça-feira, a negociação deverá ser informada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas a fusão só será completada após um parecer favorável do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário