quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quais são os aditivos indispensáveis para o seu carro

Por falta de treinamento ou mesmo falta de conhecimento, muitos frentistas recomendam produtos ou serviços que o veículo realmente não precisa. Em carros mais novos, o aditivo só é necessário para o radiador e, em alguns casos, para o reservatório de água do lavador do para-brisa.

No vaso de expansão do radiador tem a função de reduzir o ponto de ebulição da água e de combater a ferrugem e a corrosão internas. Ele deve ser trocado quando o líquido estiver muito sujo, na cor de barro. Esse serviço deve ser feito em uma oficina, pois exige o escoamento de todo o fluido do sistema de refrigeração e uma dosagem proporcional ao volume de água.

Já o do limpador pode ser colocado por qualquer pessoa, desde que seja na dose correta. Sua função é desengordurar os vidros e melhorar a visibilidade, principalmente em dias de chuva e à noite. Em carros com até cinco anos de uso (ou 100 mil km), motor, câmbio, bateria, combustível e outros componentes não precisam de aditivos extras. O aditivo é mais indicado para aplicações específicas, como motores esportivos e de alto desempenho ou para carros mais velhos e com motores cansados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário