sexta-feira, 27 de março de 2009

Planos de saúde obrigados a cobrir planejamento familiar

Os planos e seguros privados de assistência à saúde deverão cobrir o atendimento nos casos de planejamento familiar, conforme estabelece projeto de lei da Câmara aprovado quarta-feira (25) pelos senadores em votação simbólica no plenário. O projeto segue para sanção presidencial. O projeto, de autoria do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), que é médico, modifica a lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. O projeto havia sido aprovado em março de 2007 na Comissão de Assuntos Sociais, onde foi relatado pela Serys Slhessarenko (PT-MT).

Ao citar estudo realizado pela Unicamp, Serys disse que 70% dos casais brasileiros fazem uso de algum método contraceptivo, mas o peso da responsabilidade do planejamento familiar recai sobre as mulheres. Segundo esse estudo, 40% das mulheres foram submetidas à laqueadura e 20% usam pílulas anticoncepcionais, sendo que apenas 0,9% dos homens fizeram vasectomia e 1,8% fazem uso da camisinha.

Serys lembrou que a responsabilidade do planejamento familiar "recai sobre as mulheres", que precisam se preocupar com a escolha do método contraceptivo e "arcar com as consequências dessa escolha". Para a senadora, a saúde das mulheres está intimamente ligada com a chamada saúde reprodutiva, "onde o acompanhamento eficaz de métodos contraceptivos e a utilização de métodos confiáveis e seguros são necessários para assegurar que o planejamento familiar seja eficaz e não cause prejuízos à saúde da mulher".

Fonte: Jornal Tribuna da Bahia on-line.

Banco de esperma faz promoção

Banco de esperma dos EUA faz promoção contra crise.
Depois das provas com publicidade em uma escola norte-americana, agora foi a vez de um banco de esperma nos EUA, o Xytex, que anunciou uma promoção para tentar estimular a demanda. Os descontos sobre as amostras de sêmen podem chegar a US$ 200. As informações são do site de notícias G1. "Todos sentem os efeitos da crise. E, para as famílias que estão buscando soluções para ter um filho, cada dólar faz a diferença", disse Danielle Moores, porta-voz do banco de esperma Xytex. O sêmen em promoção oferecido pelo Xytex é o de doadores selecionados, já que o banco possui um número grande de amostras.

Se essa moda pega....

Ford abre plano de demissão na BA

A Ford vai abrir o Plano de Demissão Voluntária na Bahia. A informação foi confirmada pela própria empresa em nota oficial que afirmou estar "implementando um Programa de Demissão Voluntária, PDV, em sua fábrica de Camaçari, na Bahia, com o objetivo de ajustar o seu efetivo aos níveis de produção atuais, relacionados principalmente à redução significativa nos volumes de exportação". A empresa alegou ainda que a queda nas vendas externas é o resultado da desaceleração da economia global, o que segundo ela "tem afetado os principais mercados da Ford, bem como de toda a indústria". A Ford revelou que o PDV está aberto a todos os empregados horistas, incluindo os aposentados e o plano entra em vigor a partir do dia 6 de abril.
A montadora é responsável pela geração de 8,5 mil empregos diretos no Complexo Ford. Somando os empregos gerados pelos terceirizados a cota sobe para 11 mil. A empresa passou por muitas readequações para tentar driblar os efeitos da crise. Além das paradas realizadas pela empresa, a Ford ainda promoveu férias coletivas na intenção de aguardar o comportamento do mercado.

No próximo dia 15 de abril o diretor do sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Julio Bonfim, participa junto com outros sindicatos e trabalhadores da Ford em São Paulo do Encontro Nacional dos Trabalhadores da Ford para discutir a crise econômica e os impactos na indústria automobilística no Brasil. Depois Bonfim segue para Detroit, nos EUA, representando os trabalhadores da Ford Bahia na rodada de discussões do Comitê Internacional dos Trabalhadores Ford, nos dias 21, 22 e 23 de abril. "Em pauta estão além da questão da crise econômica, demissões e o posicionamento dos trabalhadores no enfrentamento da crise", esclarece.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Proteja uma vida

ONG PUV - Proteja uma Vida – desenvolve ações com a finalidade de conscientizar a população para os riscos que a dengue representa. Com a campanha, a entidade buscar fazer com que haja mudanças de hábitos e atitudes por parte de todos, a fim de combater o avanço da doença.
Além de faixas em pontos estratégicos da cidade, a ONG vem realizando palestras educativas nas comunidades e em colégios públicos e particulares, além de manter um stand na Praça Rui Barbosa com fotos, distribuição de adesivos e panfletos, informando às comunidades os perigos da doença, além de serviços de aferição de pressão arterial, num trabalho feito em parceria com estudantes de enfermagem da FTC. Em Jequié, entidades, escolas e associações estão mobilizadas para conter o avanço da dengue.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Airbag pode se tornar obrigatório a partir de 2014

Com a aprovação da Câmara dos Deputados, em 18 de fevereiro, a partir de 2014 o air-bag dianteiro pode se tornar item obrigatório em todos os veículos novos fabricados no Brasil ou importados para uso no território nacional. A implementação da lei será progressiva e acontecerá a partir do quinto ano da regulamentação da medida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Embora a inclusão do dispositivo possa encarecer o custo dos veículos (conforme sugere a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) apoiou a decisão parlamentar, alegando que o cuidado com as vidas justifica a investimento a longo prazo. De acordo com o dados do CESVI - Centro de Experimentação e Segurança Viária, se o item já fosse obrigatório desde 2001, teria evitado mais de 3.426 mortes no trânsito.

O que é o airbag
O airbag é um dispositivo constituído de pastilhas de nitrogênio (que são acionadas por uma descarga elétrica pela central eletrônica do carro) dentro de um balão de ar muito resistente, capaz de amortecer o impacto causado por colisões de qualquer natureza. O item é feito de um tecido fino de náilon, dobrado dentro do volante ou do painel do veículo, e inflado quando seu sensor detecta a força de uma colisão equivalente a um choque (que atinja uma velocidade de 16 a 24 km/h) contra uma parede de alvenaria. A função do airbag é zerar a velocidade entre o passageiro e o painel e só funciona se os ocupantes estiverem usando o cinto de três pontos e se mantiverem os assentos em uma distância ideal do volante (cerca de 25 cm).

terça-feira, 17 de março de 2009

Caminhoneiro vende mercadorias por drogas

EUNÁPOLIS - Um caminhoneiro, acusado de vender as mercadorias que transportava para comprar drogas, foi preso sexta-feira (13), a noite, na cidade de Eunápolis, por agentes da Polícia Civil. De acordo com os policiais, Alexandro Soares, 30 anos, natural do Paraná, vendeu, a valores abaixo do normal, pelo menos 20 tanquinhos de lavar roupa da transportadora para a qual trabalha.

Três foram vendidos somente em uma residência. Um intermediário, que está sendo procurado, se encarregava de conseguir os compradores e ir até a boca de fumo adquirir crack. Possivelmente, ele ficava com parte do dinheiro. Alexandro declarou que há três dias estava estacionado no pátio de um posto de combustível no Pequi, às margens da BR-101.


A movimentação chamou a atenção de populares, que acionaram a polícia. No complexo Policial, para onde foi encaminhado, o motorista admitiu que é viciado em drogas, mas estava muito confuso e contou várias versões, a maioria sem nexo. Alexandro disse também que está viajando há 45 dias, é casado e tem dois filhos. Ele declarou que a pessoa que o ajudava a vender o material era um senhor de cerca de 50 anos, que tem cabelos grisalhos.

O veículo, um caminhão baú Volkswagen, placa MHH-4488, de Guaramirim (SC), pertence à TRANSDF Transportes. A empresa deve ser comunicada da ocorrência, pelo delegado da Furtos e Roubos, Hermano Costa.

Fonte: Blog de Reporter Tatu

Anunciada morte cerebral de Clodovil


O hospital Santa Lúcia, em Brasília, anunciou hoje (17) a morte cerebral do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), internado ontem após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). A informação foi dada pelo médico Cícero Henriques Dantas Neto, diretor técnico do hospital.

De acordo com o hospital, houve a autorização de amigos e promotores para a doação dos órgãos de Clodovil --pela falta de parentes próximos. Clodovil era adotado e sua mãe já havia morrido. Clodovil se submeteu hoje a uma série de exames para diagnosticar a gravidade da lesão cerebral. O hospital suspendeu a divulgação do boletim que estava previsto para as 13h. Em vez disso, marcou uma entrevista coletiva para as 16h para anunciar a morte cerebral.

No boletim da manhã, o hospital informava que o estado de saúde de Clodovil era de extrema gravidade, que ele respirava por aparelhos e que seus sinais vitais eram mantidos por meio de medicamentos e equipamentos. Por volta das 14h de ontem, o parlamentar teve uma parada cardiorrespiratória de cerca de cinco minutos. A parada foi revertida, mas o estado de saúde dele se agravou.

Entenda o que é um AVC


Quando um AVC acontece, um dos elementos mais críticos para a recuperação é um atendimento rápido, a fim de impedir maiores sequelas. No caso específico do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), é provável que o tempo tenha sido demais para uma recuperação, uma vez que o incidente aconteceu de madrugada e somente às 8h17 o parlamentar chegou ao hospital. A velocidade de atendimento, nesses casos, é absolutamente fundamental. Um acidente vascular cerebral, também chamado de "derrame cerebral", acontece quando há algo errado na rede do sistema circulatório que irriga o cérebro.

O tipo mais comum é o AVC isquêmico, em que há um entupimento de vasos sanguíneos e a interrupção do fluxo de sangue, prejudicando as células cerebrais. O mais raro, que acaba de acometer Clodovil, é o AVC hemorrágico. Nessas circunstâncias, em vez do entupimento de vasos, o que ocorre é o rompimento. O sangue "vaza" dentro do cérebro e provoca um coágulo, e é esse coágulo que pode matar células cerebrais e deixar sequelas graves. Ele não necessariamente é mais grave que o isquêmico; tudo depende, na verdade, da área do cérebro que é afetada.

Normalmente, episódios de AVC são produzidos por problemas cardiovasculares, de forma que não é incomum que um paciente que tenha sido vítima de um episódio de natureza isquêmica, dois anos atrás, volte a sofrer um derrame, desta vez de ordem hemorrágica. Quando o problema é mais grave e o atendimento é tardio, não é incomum que situações desse tipo levem um paciente ao coma. Os mecanismos que levam ao coma são todos centrais, ou seja, essencialmente de função cerebral.

Nem sempre o coma é visto pelos médicos como uma tragédia. Em alguns caso, o efeito acontece até como forma de defesa do organismo. Por exemplo, quando o coma acontece por um problema metabólico, ele acaba por ajudar o corpo, porque diminui o processo metabólico e economiza a energia que o organismo consome. Mas, quando se fala de AVC, é impossível pensar no coma como um mecanismo de defesa. Em vez disso, ele é um sintoma de que o órgão responsável por "gerenciar" as situações de coma -- o cérebro -- está em apuros.

TV Diário fora do ar

Os telespectadores tem indagado porque o sinal da TV Diário de Fortaleza, não está sendo captada nas parabólicas há cerca de 60 dias. A direção da emissora não emitiu nenhum comunicado oficial, porém, o que se comenta é que uma decisão da Rede Globo de Televisão, impediu que empresas afiliadas tenham canal na parabólica.

A TV Diário é de propriedade da Rede Verdes Mares, afiliada da Globo. Sumiram do ar também a TV Diário e a Amazon Sat, que passaram agora a ser emissoras com propagação apenas local e regional.
Fonte: Blog de Wilson Novaes

sexta-feira, 13 de março de 2009

Combustível apreendido

Policiais Rodoviários Federais de Milagres encontraram no km 506 da BR-116 um depósito clandestino de óleo diesel contendo aproximadamente 4 mil litros do combustível. Foram encontrados no local, além do combustível, materiais utilizados para a prática de adulteração, tais como tonéis, mangueiras e substâncias diversas. A descoberta foi fruto de denúncias anônimas e do trabalho investigativo dos policiais. O combustível provavelmente era desviado por motoristas e repassado para a quadrilha, que o adulterava e o vendia clandestinamente às margens da rodovia.

O depósito estava situado nos fundos de uma residência, pertencente a Flávio Nunes Cardoso. Em depoimento declarou que o esquema envolve comerciantes locais, e que a ele cabia apenas o depósito dos materiais. O combustível e todos os instrumentos utilizados para a sua manipulação foram apreendidos e encaminhados, juntamente com o envolvido, à Delegacia de Polícia Civil de Santa Teresinha.


Dicas de segurança na estrada

O que fazer quando o pára-brisa quebra

É comum na estrada uma pedra bater no pára-brisa e estilhaçar o vidro, deixando o motorista sem visibilidade. Se isso acontecer, conduza o veículo para o acostamento. Cubra o painel com um jornal (papelão ou toalha) e com um sapato e a mão protegida por uma flanela, vá batendo no pára-brisa até remover todos os fragmentos. Depois, com cuidado, retire o jornal e jogue fora todos os estilhaços. Limpe os resíduos do painel e dos bancos para não se cortar. Então, feche todos os vidros e siga -devagar- até o posto mais próximo. Lá, dê uma boa aspirada no interior do veículo. Depois vá até a oficina ou revenda mais próxima para fazer a troca do vidro.


Como verificar a calibragem dos pneus

Verifique a calibragem dos pneus semanalmente. Ela deve ser checada sempre com os pneus frios, de preferência pela manhã, no posto mais próximo de sua casa, assim que começar a rodar. A explicação é simples: quando o carro está em movimento o atrito da roda com o piso aquece os pneus. Isso aumenta o volume interno de ar e faz com que a pressão se eleve. Qualquer calibragem nessas condições, vai apontar uma medição alterada.

Não esqueça, a segurança de qualquer viagem depende de relações de equilíbrio entre o homem, a máquina e a estrada. Os condutores têm que adotar uma condução de acordo com as regras de segurança.

Humanização do trânsito só depende de nós.

Preservar e valorizar a vida, contribuindo com atitudes para redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito, é obrigação de todos nós. É preciso que todos, motoristas e pedestres, façam a sua parte. Só assim, guiando-se pela solidariedade no trânsito, teremos vitórias da vida sobre a morte, da consciência sobre a irresponsabilidade.
Cada um pode fazer a sua parte. Os condutores da Transbahia seguem as regras:

• Respeitar a velocidade limite das vias.
• Respeitar as faixas de pedestres.
• Não ingerir álcool quando for dirigir.
• Fazer a manutenção adequada do veículo.
• Não deixar que ocorra distração interna no veículo (rádio, passageiro, celular, etc.).
• Não dirigir cansado e com sono.
• Ter cortesia no trânsito.
• Não ser imprudente, como fazer ultrapassagens indevidas.
• Não estacionar em faixas de pedestres e calçadas.
• Acender os faróis ao entardecer e sempre usar faróis baixos nas estradas (isso evita 50% dos atropelamentos).

Por isso atuamos de maneira sistemática há anos no setor transporte de produtos inflamáveis.

Alterado Projeto que beneficia prisão especial

As pessoas com diploma de nível superior, religiosos e cidadãos condecorados com a Ordem Nacional do Mérito poderão perder o direito à prisão especial, segundo o projeto de lei aprovado pela CCI (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. A proposta, porém, mantém o benefício para autoridades como ministros, promotores, juízes e delegados.

A justificativa é que, nesses casos, a medida é necessária por questões de segurança. Como ocorre atualmente, a prisão especial continuará valendo até a condenação definitiva do acusado. Depois disso, ele deverá ser transferido a uma cela comum.

O Projeto foi enviado ao Congresso em 2001, pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e terá ainda que ser aprovado pelo plenário do Senado e, como a versão original sofreu alterações, deverá voltar para a Câmara dos Deputados. Para entrar em vigor, terá ainda que ser sancionado pelo presidente da República. Além das novas regras para prisão especial, o projeto de lei estabelece uma série de mudanças no Código de Processo Penal, de 1941. Entre elas, está a imposição de um limite de 180 dias para a prisão provisória antes de cada julgamento de primeira e segunda instância.