
Participe Você é Igreja!
Pe. Haroldo Coelho Pereira.
18h30m: Reza do terço
19:00h : Ensaio de cânticos
19h30m: Celebração Eucarística
TRANSBAHIA - Levando Combustível a Sério


Aprimorar a capacidade dos acadêmicos e profissionais de saúde para colaboraram com os usuários dos serviços de saúde a terem uma vida sexual e reprodutiva adequada, possibilitando assim a melhoria na qualidade do atendimento bem como garantindo o direito de cidadania à população em geral.Este é o objetivo do curso Abordagem Sindrômica: Capacitação em Saúde Reprodutiva e Manejo Clínico das DST.
O espaço Cantinho da Criança da Unidade de Saúde da Família Gizerlando Bionde ficou pequeno nos dias 5 e 7, quando alunos e professores do 8º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, realizaram uma tarde recreativa em comemoração ao Dia da Criança.
As crianças se divertiram, deliciaram doces e salgados, ganharam presentes e assistiram à apresentação "Chapeuzinho Vermelho" com fantoches. "Ver a alegria estampada no rosto do meu filho não tem preço", brincou a dona de casa Tereza Cristina da Silva, 27 anos, diante da cantiga de roda.
De acordo com as enfermeiras articuladoras, Vivian Mara e Rosinalva Porto, o curso de Enfermagem da FTC Jequié realiza esse tipo de atividade na Unidade Gizerlando Bionde nas demais datas comemorativas ao longo do ano.
"O objetivo é levar alegria às crianças e promover saúde, uma vez que bem-estar mental e social são fatores importantes para uma vida saudável", destaca Rosinalva.
"Foi gratificante ver o encantamento de cada criança, pois muitas delas não têm essa oportunidade. Ficamos muito emocionadas no momento da entrega dos brinquedos onde, percebemos a magia que contagiou a todos”, vibraram as enfermeiras Iany Ramos (foto) e Luciara Barros.
Os alunos do 8º semestre de Enfermagem da FTC de Jequié, em parceria com o colegiado do curso, realizam I Simpósio sobre Prevenção e Tratamento de Feridas: Um Novo Olhar na Forma de Cuidar. O evento tem como finalidade aprimorar o conhecimento dos acadêmicos e profissionais de saúde envolvidos Falaremos sobre temas já vistos, porém que fazem parte do nosso dia-a-dia e que, portanto, entendemos imprescindíveis neste simpósio, destaca Anna Cortizo, Coordenadora da Comissão de Pele do Hospital Português de Salvador. Com efeito, traremos ao debate o diabetes e suas complicações, como o “pé diabético”; as úlceras de membros inferiores e as úlceras por pressão, já consideradas pelo Ministério da Saúde como problema de saúde pública, completa Anna Rita Viana, Diretora de Curativos Serviços de Saúde Domiciliar em Salvador.
Segundo a aluna Maria Izabel Ferreira, “a educação deve ser permanente, pois as pesquisas na área acontecem diuturnamente e não podemos perder as oportunidades de nos apropriarmos desses conhecimentos compartilhados por profissionais experientes no assunto”.
O evento acontecerá até o dia 02, no Palácio das Artes (Teatro Municipal de Jequié) a partir das 8:h30m.